
Instituto Médico Barreiros
18/03/2023
INOVAÇÃO E VANGUARDA
A introdução e adopção generalizada do microscópio cirúrgico na Medicina Dentária foi uma das etapas mais relevantes no desenvolvimento desta ciência, à qual se associaram os novos instrumentos e materiais, permitindo ao médico realizar procedimentos até então classificados de impossíveis.
A Medicina moderna deverá de ser pautada pelo detalhe e precisão dos seus procedimentos, o que só pode ser conseguido com o suporte de sistemas de ampliação da imagem, como a que se alcança com o uso do microscópio cirúrgico. Por permitirem ao médico uma melhor visualização das estruturas onde trabalha aumentando assim a sua auto-confiança, a sensibilidade das técnicas minimamente invasivas, diminuem significativamente as lesões iatrogénicas às estruturas anatómicas regionais.
A sua aplicabilidade para a realização de vários procedimentos cirúrgicos em dentes e estruturas adjacentes, traduz-se em resultados mais previsíveis potenciando as taxas de sucesso. Por permitir o acesso apropriado às estruturas originais preservando a arquitectura dos tecidos a intervencionar; a microcirurgia possibilita o maneio dos processos clínicos de um modo preciso e conservador associando-se sempre a um menor trauma operatório, a um desconforto mínimo, a uma maior rapidez na cicatrização tecidular, a bons resultados estéticos e uma muito excelente aceitação clínica quando comparada com as técnicas convencionais; obtendo-se assim, uma maior qualidade do trabalho final realizado expresso na excelência da arte da Medicina Dentária.
