
Instituto Médico Barreiros
31/03/2023
UMA SESSÃO OU MÚLTIPLAS SESSÕES?
Um dos principais objetivos do tratamento Endodôntico é a tentativa de conseguir conduzir o sistema de canais radiculares a um ambiente de assepsia, sendo este conseguido através da eliminação dos microrganismos nocivos à cicatrização dos tecidos, permitindo assim a cura da infeção e posterior restabelecimento da função do dente.
O tratamento endodôntico, seja preconizado numa ou em múltiplas sessões, visa a criação de condições ótimas para a obturação e selamento tridimensional dos canais radiculares.
Assim, a seleção da modalidade de tratamento endodôntico terá de se basear, primeiramente, numa avaliação rigorosa do dente, propriamente dito, quanto à sua condição fisiopatológica pulpar e periapical, acessibilidade, caraterísticas morfológicas dos canais radiculares e restaurabilidade
Uma das questões que mais se tem debatido é se o tratamento endodôntico numa sessão, possibilita que se atinjam tais condições, permitindo, portanto, alcançar os objetivos biológicos e mecânicos exigidos. Neste contexto, em que na atualidade paira a controvérsia e a incerteza sobre qual o procedimento mais indicado para a prática clínica, o objetivo deste trabalho foi, após efetuar uma revisão da literatura científica existente, tentar perceber se é mais indicado iniciar o tratamento e finaliza-lo na mesma sessão ou proceder a obturação na consulta seguinte.
Hoje, devido aos avanços das técnicas de instrumentação e irrigação, que tem tornado o tratamento endodôntico mais eficaz num menor período de tempo, a sessão única é cada vez mais preconizada pelos profissionais. O sucesso será garantido se os procedimentos clínicos forem integralmente cumpridos e o tipo de modalidade escolhida resultar da reflexão das características de cada caso em particular.
Como vantagens do tratamento endodôntico em sessão única, temos a redução de consultas para o término de cada paciente e a eliminação da contaminação entre consultas.
Com avanço das técnicas, materiais e tecnologias é possível em apenas uma sessão realizar o tratamento completo, mesmo nos casos mais complexos.
No entanto, o que é mais importante para a obtenção do sucesso não é o número de sessões e sim uma técnica bem executada, realizando adequadamente a limpeza, desinfeção, preparo dos canais radiculares e a obturação do mesmo.
