
Instituto Médico Barreiros
31/01/2024
O QUE É? PARA QUEM É?
O que é o Branqueamento Dentário?
O Branqueamento Dentário é um tratamento essencialmente estético, eficaz e minimamente invasivo, utilizado para branquear a superfície mais externa do dente.
Divide-se em 2 categorias: branqueamento de dentes vitais e não-vitais.
Isto significa que é possível branquear dentes vitais e dentes desvitalizados ou com tratamento endodôntico.
O Branqueamento Dentário é realizado através da aplicação de um gel na superfície dentária. O contacto do princípio ativo do gel com a superfície do esmalte promove uma alteração da cor do dente, resultando num sorriso mais claro.
Os principais e mais utilizados tipos de Branqueamento Dentário são: branqueamento em consultório e branqueamento em ambulatório.
Normalmente numa primeira fase é conveniente utilizar as duas técnicas.
Branqueamento Dentário em consultório
O Branqueamento Dentário em consultório compreende 2 fases: uma na clínica e outra em casa. Segue-se o passo a passo:
Fotografias e avaliação da cor inicial;
Realização de moldes ou scan intraoral para confeção das goteiras de branqueamento;
Colocação de afastador de lábios, isolamento da gengiva e aplicação do gel na superfície dentária, durante 60 minutos;
Entrega do kit ao paciente com as moldeiras e o gel de branqueamento, para completar o tratamento em casa, até atingir o resultado final;
Fotografias e avaliação da cor final.
Branqueamento Dentário em ambulatório
O Branqueamento Dentário em ambulatório consiste na realização deste tratamento pelo paciente em casa, sempre através da utilização de um gel de branqueamento aplicado em goteiras. O processo é o seguinte:
Fotografias e avaliação da cor inicial;
Realização de moldes ou scan intraoral para confeção das goteiras de branqueamento;
Entrega do kit ao paciente com as moldeiras e o gel de branqueamento, para a realização do tratamento em casa;
Fotografias e avaliação da cor final.
Quanto tempo dura?
A durabilidade do tratamento depende, essencialmente, dos cuidados pós-tratamento. Hábitos como o consumo de alimentos e bebidas mais pigmentadas (café, chá, refrigerantes) ou o tabagismo, podem provocar o aparecimento de manchas e, por isso, alterar a cor do dente.
Mas, apesar dos hábitos, segundo os estudos já realizados, uma vez efetuado o Branqueamento Dentário, a cor do dente não terá tendência para regressar à sua cor inicial.
Existem efeitos secundários?
O principal efeito secundário associado a este tratamento é a sensibilidade dentária. Mas, normalmente, é transitória e desaparece depois de se terminar o tratamento.
Quando os tratamentos são realizados sem o acompanhamento de um profissional, há ainda outras consequências. Por isso, recomendamos que se aconselhe sempre com um Médico Dentista, de forma a não danificar os seus dentes de forma irreversível.
Existem procedimentos e produtos que pode aplicar para eliminar ou diminuir a sensibilidade dentária pós-branqueamento.
A quem se destina?
O Branqueamento Dentário pode ser realizado em adultos. Atualmente, não é recomendado em grávidas, crianças e adolescentes. Esta não-recomendação está relacionada com a ausência de estudos que confirmem a sua segurança nestes grupos de pacientes.
O Branqueamento Dentário e os outros tratamentos
Quando já se realizou outros tratamentos em regiões visíveis, como restaurações, coroas ou facetas, é recomendado proceder à sua substituição após o Branqueamento Dentário. Isto porque estes materiais não são branqueados. Assim, após o Branqueamento Dentário, as diferenças entre as zonas branqueadas e não branqueadas poderão resultar num sorriso menos harmonioso no que respeita a sua cor.